Como o Papai Noel se tornou símbolo dos presentes de Natal?
SEGREDOS DO MUNDO
Enquanto dar presentes de Ano Novo era principalmente uma atividade adulta, o dia de São Nicolau era uma época para dar presentes às crianças, já que Nicolau era o santo padroeiro das crianças.
Nascido em Mira, na Ásia Menor, na atual Turquia, ele era um bispo rico que usava seu dinheiro para ajudar os pobres, muitas vezes dando presentes secretos às pessoas que precisavam deles. Uma tradição de Natal moderna que acredita-se que ele criou foi pendurar a meia de Natal.
Diz a lenda que ele ajudou secretamente um homem pobre que não tinha dinheiro para dotar suas três filhas, jogando sacos de ouro pela chaminé em suas meias que estavam penduradas ao lado do fogo para secar. Isso explica por que as pessoas tradicionalmente penduram suas meias na lareira hoje.
Todavia, o Papai Noel passou por muitas transformações ao longo dos séculos. O cavalheiro alegre e rotundo inspirado no monge bizantino do século IV passou a ganhar conotações mais comerciais.
Com efeito, na década de 1930, o rosto do bom velhinho estava espalhado sobre anúncios da Coca-Cola, solidificando seu status como o homem principal do Natal. Atualmente, o Papai Noel é amado por crianças e adultos, símbolo de presentes, alegria, cuidado e solidariedade.