Vigilância Epidemiológica de Panorama alerta para aumento de riscos de escorpiões

Escorpião amarelo é o principal  causador de acidentes graves

Vigilância Epidemiológica de Panorama alerta para aumento de riscos de escorpiões

 

Assessoria de Imprensa

A Vigilância Epidemiológica (VE)  de Panorama alerta para o aumento do risco de ataques de escorpiões na cidade. Muitos escorpiões têm sido encontrados pela cidade, localizados não só nos acessos de esgoto, mas também em materiais de construção expostos ao tempo.

A VE pede à população que armazene corretamente materiais de construção, principalmente blocos e telhas e que dê destinação a eventuais sobras desses materiais, evitando armazenar esses itens em casa.

Vale lembrar que o escorpião amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Essa espécie não precisa de dois indivíduos para a procriação, o que aumenta as possibilidades de infestação.

Em casos de acidente recomenda-se não “sugar” o veneno do local acidentado, não fazer torniquete, incisões ou cutucar o local, para não agravar a situação. Deve-se procurar um médico, e sempre que possível levar o escorpião junto.

Recomenda-se também que ao encontrar um escorpião não se tente pegá-lo com a mão – ele pode picar – mas sim chamar um técnico do Centro de Controle de Zoonoses e só em ultimo caso tentar capturá-lo, usando luvas de couro, calçados grossos e fechados, calça e camisa de manga comprida, algum objeto como uma pá de recolher lixo e uma vassoura