Vigilância inicia levantamento do índice larvário do Aedes em Junqueirópolis
Em 2022 foram confirmados mais de 1,4 mil casos da dengue no município
Da Redação
A Vigilância Epidemiológica (VE) de Junqueirópolis, iniciou neste mês de janeiro a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL), de 2023. O levantamento tem objetivo de reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município.
2022- A VE informa que de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2022 foram registrados 1.453 casos positivos de dengue em Junqueirópolis, com 1.748 notificações de suspeitos e 287 exames descartados. Até o último dia 31/12, havia 97 exames em análises laboratoriais.
ADL – A ADL é realizada pela VE a cada três meses com visitas dos agentes de Saúde em 601 imóveis locais. Baseado no ADL a Vigilância vai constatar se estão surgindo mais larvas e as medidas a serem tomadas para controlar e prevenir contra eventual epidemia.
O coordenador da VE municipal, João Paulo Rodolfo reforça o alerta à população principalmente no atual período de chuvas a cuidarem de suas casas e quintais, mantendo-os limpos sem recipientes que possam conter água parada onde o Aedes se procria.