Prefeitos da região entregam ao Ministério da Saúde reivindicações de recursos

Ministra Nívia Trindade, recebe prefeitos da região em Brasília (DF)

Prefeitos da região entregam ao Ministério da Saúde reivindicações de recursos

Ministra Nísia Trindade recebeu os prefeitos do Oeste Paulista na tarde de ontem, 15, em Brasília (DF). Um dos temas foi a situação alarmante da dengue

Por g1 Prudente

Representantes do Oeste Paulista reuniram-se na tarde de quarta-feira (15) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a quem entregaram uma lista de reivindicações para o setor na região de Presidente Prudente.
Solicitaram recursos e veículos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serviços de telemedicina e aquisição de equipamentos de dedetização para o combate à dengue.

Segundo o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que é formado por 29 municípios, as solicitações referem-se a problemas recorrentes na região de Presidente Prudente, como o avanço da dengue.

O encontro no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), teve a participação dos prefeitos de Adamantina, Márcio Cardim, que preside a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), de Álvares Machado, Roger Gasques, que é o presidente do Ciop, de Pirapozinho, Lucas Padovan, de Presidente Prudente, Ed Thomas, que preside a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, e de Tarumã, Oscar Gozz,  presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).

Segundo Ed Thomas, também foi solicitado o aumento do repasse de dinheiro pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o Hospital de Esperança, o antigo Hospital Regional do Câncer, em Presidente Prudente.

Ainda de acordo com o presidente da Unipontal, também foram discutidos com a ministra o piso salarial da enfermagem, a fila de espera das cirurgias eletivas e a situação alarmante da dengue na região.

Os prefeitos também reivindicaram mais leitos de internações hospitalares e relataram à ministra o problema da demora nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).