Agricultura demanda saberes que transcendem o ambiente rural

Agricultura demanda saberes que transcendem o ambiente rural

 

Fernando Mendes Lamas- EMBRAPA

A importância da agricultura para a humanidade cresce numa escalada sem precedentes. A cada ano é menor o número de pessoas produzindo alimentos, fibra e energia para atender um maior número de pessoas. Considerando que o fator de produção terra, é limitado, a alternativa mais viável para atender a crescente demanda por produtos da agricultura é a melhoria da produtividade.

Melhorar a produtividade não significa apenas aumentar a quantidade produzida por unidade de área, embora isto seja muito importante, há necessidade de se melhorar significativamente a produtividade de todos os fatores envolvidos com a produção de grãos, de carne, de leite, de fibra e de energia. Dentre esses fatores temos aqueles de natureza tecnológica, bem como os de eficiência de processos.

Acredito que a gestão dos processos é o que mais precisa ser melhorado. Dispomos de cultivares com elevado potencial produtivo, técnicas de manejo de solo adequadas para as condições de ambientes tropicais, como é o caso do Brasil, raças de animais altamente produtivas, equipamentos com alta tecnologia, entre outros. Mas, o grande desafio consiste em encontrar resposta para essa pergunta: Como trabalhar tudo isso para a melhoria da produtividade?

Considerando as projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a população do planeta deverá ser superior a 9 bilhões de pessoas em 2050, o que demandará aumento significativo da produção de alimentos, fibra e energia. Esta demanda somente será atendida com o aumento da produtividade.

A questão da segurança alimentar é talvez um dos temas mais palpitantes na atualidade. Daí a necessidade de se discutir agricultura de uma forma integrada, envolvendo os públicos rural e urbano; aqueles que produzem e todos os que consomem. Somente assim, será possível superar o grande desafio que é garantir a segurança alimentar.

Hoje, quando pensamos na questão ambiental, vemos que o Brasil consegue produzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável. No entanto, face aos grandes desafios do ponto de vista ambiental e territorial, a produção agrícola terá invariavelmente que passar por profundas transformações de tal forma que seja capaz de produzir para atender às demandas da população atual e das gerações futuras. Ou seja, analisando num sentindo mais amplo, tanto o aspecto quantitativo da produção quanto seu aspecto qualitativo.