Dia Mundial da Água: é importante monitorar a água no solo e na planta

O monitoramento da perda de água das plantas para a atmosfera é fundamental

Dia Mundial da Água: é importante monitorar a água no solo e na planta

Luís Henrique Bassoi-Pesquisador da Embrapa Instrumentação

A agricultura irrigada deve-se valer do monitoramento sobre o quanto de água proveniente de corpos hídricos (chamada de água azul) deve ser reposta ao solo durante um cultivo irrigado, ou quanto de água já existe no solo devido à ocorrência de chuvas (chamada de água verde), para determinar quando a irrigação deverá ser realizada, e em qual quantidade.

É a realização do manejo de irrigação, que em poucas palavras consiste na utilização de critérios (como o conteúdo de água no solo) para definir quando e quanto irrigar. O mesmo pode ser alcançado utilizando-se de outros critérios, como a evapotranspiração de uma cultura agrícola e o conteúdo de água na planta.

Se unirmos esses critérios, que fornecem informações sobre o movimento da água através do solo e da planta para chegar à atmosfera, melhor. Com isso pode-se aplicar a água por um sistema de irrigação específico para a cultura em questão (como irrigar), de modo eficaz (quando irrigar) e eficiente (quanto irrigar).

Em 2014–2015 vivenciamos uma crise hídrica que, além de problemas e prejuízos causados à sociedade como um todo, surpreendeu muitas pessoas, pois afetou intensamente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, além da região Nordeste do Brasil. Em 2021, as chuvas novamente ocorreram em magnitudes menores que o esperado.

De modo contrário, neste ano vivenciamos um verão com números de precipitação pluvial que excedem os valores normais em muitas regiões do Brasil. O monitoramento da água no solo e na planta para o manejo de irrigação é importante em ambas as situações. O Dia Mundial da Água foi comemorado na última quarta,22/3-

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/