JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA

Equipe Diretoria de Ensino, Gestores Escolares e convidados

JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA

“Caleidoscópio da violência contra a mulher: Um olhar masculino.”

A Diretoria de Ensino de Adamantina, juntamente com o poder Judiciário da cidade, realizou no dia 09 de março, no Anfiteatro Fernando Paloni da Biblioteca Municipal a primeira ação do ano, referente a 1ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa sobre a temática da Lei Maria da Penha.

O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. Esse movimento iniciou-se em 2015, concentrando esforços em três edições por ano. A primeira em março, marcado pela comemoração do dia internacional da mulher; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário da sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, quando a ONU estabeleceu o dia 25 como dia internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

A Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, vem corroborando desde 2021 com esse trabalho através da parceria com o poder Judiciário da comarca local, promovendo através de diálogos e reflexões entre: estudantes, docentes e gestores sobre os temas da Lei Maria da Penha, Direitos Humanos e Violência Doméstica com intuito de proporcionar e fortalecer a melhor convivência entre todos, dentro e fora do chão da escola.

Estiveram presentes no evento a Dirigente Regional de Ensino Profª Irmes Mattara, a Juíza Drª Ruth Duarte Menegatti, Dr Rodrigo Pigozzi Alabarse – Delegado de Polícia DIG Adamantina, Dr Marco Aurélio Fontana Figueiredo – Presidente da OAB Adamantina, gestores, professores, estudantes das Escolas Estaduais Helen Keller, Fleurides Cavalline Menechino, Durvalino Grion e comunidade.

O título escolhido para esse encontro foi “Caleidoscópio da violência contra a mulher: Um olhar masculino”. Os docentes das escolas participantes, em especial da área de Ciências Humanas, iniciaram o trabalho com o corpo discente desde o dia 23/02 durante as aulas, através de rodas de conversas, interpretações de textos, apreciação de vídeos, confecção de cartazes, paródias e performances artísticas.

Esta é uma ação que faz parte do calendário da Diretoria de Ensino de Adamantina a ser trilhada durante todo o ano, através do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, como responsabilidade de todos para a extinção da violência contra a mulher, em favor do empoderamento feminino e igualdade entre todos.