Meio Ambiente de Junqueirópolis alerta para podas drásticas de árvores

Poda drástica é crime ambiental sujeito a punições

Meio Ambiente de Junqueirópolis alerta para podas drásticas de árvores

Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Junqueirópolis, por meio do setor municipal do Meio Ambiente orienta a população como fazer corretamente a poda de árvores em passeios públicos, evitando a poda drástica
“A poda drástica é  prejudicial à saúde da árvore  pois retira sua fonte de energia,  diferente da poda planejada que remove partes mantendo  o formato,  estética e  sanidade, possibilitando que a planta realize plenamente suas funções que beneficiam a todos”,   explica o órgão municipal.

Poda drástica é a remoção de mais de 30% do volume da copa de uma árvore causando desequilíbrio em seu metabolismo o que pode matá-la.
De acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, “ destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia representa a pena de detenção de três meses a um ano ou multa ou ambas punições”.

“Dessa maneira a poda drástica é configurada como crime ambiental e tanto o dono da área em que a árvore esteja como o prestador de serviço podem ser autuados”, informa o setor do Meio Ambiente.
A Diretoria municipal  de Agronegócio de Junqueirópolis, se coloca à disposição da população para sanar dúvidas referentes às podas  indo pessoalmente à Casa da Agricultura ou através do telefone (18)- 3841-3496.