Irapuru completa 75 anos de emancipação político-administrativo neste sábado
Portal Nossa Lucélia
Fundada por Osvaldo Leite Ribeiro, no ano de 1948, Irapuru completa 75 anos de emancipação político-administrativo neste sábado, dia 6 de maio. Nessas mais de sete décadas, a cidade é lembrada pela tranquilidade, segurança e de gente trabalhadora.
O nome do município tem origem na lenda do pássaro Uirapuru, conhecido pelo canto único e que preenche a mata, que se silencia para ouvi-lo. Segundo a história, o fundador escolheu uma das variações do nome da ave.
Antigamente, a cidade era numerosa em questão populacional, sendo conhecida na região como a caçula gigante, por ser mais nova do que seus vizinhos, mas grande em números.
Ainda hoje, Irapuru não deixa de ser grande, principalmente nos aspectos de ser um local acolhedor, simples e que dá orgulho aos seus moradores. Muitos vivem no município desde os primeiros anos de fundação, lugar que escolheram para constituir família e cultivar as raízes.
Hoje, a agricultura, pecuária e comércio são os principais motores da economia do município, além da geração de empregos nessas áreas, juntamente com as usinas da região.
FESTA DO PEÃO-Em comemoração ao aniversário, começa hoje, 4, e prossegue até sábado,6, a 30ª Festa do Peão de Irapuru, com shows de João Bosco e Vinicius hoje (4), Lucas Lucco, amanhã, sexta (5) e Munhoz e Mariano, sábado (6), além de outras atrações a partir das 19h.