Polícia Civil de Presidente Prudente deflagra operação em 3 estados
Operação “watcher”, teve como alvo criminosos cibernéticos
Comunicação Social-Deinter-8
A Polícia Civil de Presidente Prudente, em investigação realizada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais da DEIC 8, realiza desde às 6h desta manhã de hoje, 29 de maio, simultaneamente em três estados, Paraná, Roraima e Pará, a operação “Watcher” (em tradução significa observador ou observadora) em metáfora ao ardil eletrônico usado pelos criminosos que invadem os dispositivos móveis observando conteúdos íntimos e sexuais para, logo depois, praticarem diversos crimes como extorsões graves.
A DIG, após ser procurada por vítima prudentina no mês de fevereiro do corrente, narrou que pessoas teriam invadindo o sistema móvel eletrônico e, de posse de informações pessoais, iniciou processo intenso de extorsão para não ter divulgado tais intimidades. Vários valores desonestos foram exigidos e perseguições realizadas através de mensagens, áudios e fotografias.
Com o inquérito policial instaurado e ações predominantemente em fontes fechadas, devidamente autorizadas pela justiça, com atuação do núcleo de inteligência, foram identificados, em tese, os autores intelectuais e executores dos fatos graves, bem como os possíveis crackers (crackers usam suas habilidades tecnológicas para promover ações maléficas. Na maior parte das vezes, direcionam seus conhecimentos de forma desonesta, para ganhar algum tipo de “vantagem financeira” por meio de roubos ou desvios de informações. Em outras palavras, são criminosos cibernéticos profissionais.).
Durante o mesmo persecutório, também foram identificadas outras vítimas – total de 03 (três) vítimas de ataques do mesmo bando, em modus operandi idêntico, da região de Presidente Prudente.
Por terem usado documentos falsos em todos os momentos, de maneira cautelar e para fixar as identidades, bem como outras vítimas, houve a representação pelas buscas domiciliares deferidas pela justiça.
Nesta manhã e em ação sincronizada, 05 (cinco) endereços foram verificados nas cidades de Itaguajé/PR, Boa Vista/RR e Canaã dos Carajás/PA.
Farto material eletrônico fora apreendido (que será analisado pelos policiais civis da DIG) e os suspeitos ouvidos nas unidades policiais.
Todos foram indiciados pelos crimes de extorsão agravada – 158, §1º, CPB; invasão de dispositivo informático – 154 A, CPB; falsidade ideológica – 299, CPB; falsa identidade – 307, CPB e associação criminosa – 288, CPB.
Durante as buscaram no município de Itaguajé/PR, foi localizada uma arma de fogo e registrado o flagrante com 1 homem preso, na Delegacia de Polícia de Colorado-PR.