Fiscalização do Crea-SP atua na região de Adamantina
Operação tem como foco empresas e denúncias na região
Assessoria de Imprensa-Crea SP
Até o dia 21 de julho, sexta-feira, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza força-tarefa de fiscalização na região de Adamantina. A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.
Ao todo, estão previstas 135 diligências em oito municípios: Adamantina, Pracinha, Pacaembu, Mariápolis, Lucélia, Irapuru, Flora Rica e Flórida Paulista. São cinco agentes do Crea-SP atuando identificados para verificar o exercício profissional em empresas de médio e grande porte, e atender a denúncias na região.
“A operação na região é fundamental para garantir a presença de responsáveis técnicos à frente das atividades exercidas por engenheiros e agrônomos, devidamente registrados no Conselho. Isso contribui para a valorização dos profissionais e segurança da sociedade.”, destaca o chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) de Adamantina, Engenheiro Lucas Tiveron Rodrigues.
São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
Balanço 2023 -O Crea-SP já realizou 290 mil ações de fiscalização no primeiro semestre deste ano. O objetivo é realizar 600 mil operações até o final do ano.
Em 2022, foram cerca de 462 mil operações executadas em território paulista.