Pesquisador da Unesp-Dracena, Fernando Shintate Galindo, receberá o Prêmio Fundação Bunge

O pesquisador Fernando Shintate Galindo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Dracena)

Pesquisador da Unesp-Dracena, Fernando Shintate Galindo, receberá o Prêmio Fundação Bunge

Cientista será premiado na categoria Juventude, no tema “Soluções baseadas na natureza para agricultura sustentável e inclusiva”

 

 Assessoria de Imprensa – Fundação Bunge

O pesquisador Fernando Shintate Galindo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Dracena), será agraciado com o Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes reconhecimentos de méritos científico, literário e artístico do país. Galindo receberá o prêmio na categoria Juventude, que contempla pesquisadores de até 35 anos, no tema “Soluções baseadas na natureza para agricultura sustentável e inclusiva”. O cientista desenvolve pesquisas em manejo sustentável de nutrientes e fitotecnia de culturas de interesse econômico, fertilizantes e adubação. A cerimônia de entrega da honraria ocorrerá em setembro, na capital paulista.

 

Galindo é professor assistente doutor junto ao Departamento de Produção Vegetal da Unesp. O cientista tem experiência em manejo sustentável de nutrientes em fitotecnia de culturas de interesse econômico, fertilizantes e adução, com ênfase em agricultura sustentável, adubação nitrogenada e grandes culturas agrícolas. Ele também tem trabalhos com bactérias promotoras de crescimento de plantas, cereais e leguminosas, além de estudos com forrageiras, pastagem e recuperação de áreas degradadas.

 

O pesquisador possui pós-doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) e doutorado em Agronomia – Sistemas de Produção pela Unesp-Ilha Solteira, com período sanduíche na University of Minnesota (UM). É mestre na linha de pesquisa de manejo e conservação do solo e água também pela Unesp-Ilha Solteira e especialista em solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Galindo, que se formou em engenharia agronômica pela Unesp-Ilha Solteira, tem ainda MBA em Agronegócios pela Esalq/USP e foi professor na Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS), das Faculdades Integradas de Três Lagoas, entre 2016 e 2018.

 

“É uma grande alegria para nós homenagear cientistas que desenvolvem pesquisas de excelência em nosso país. O Prêmio Fundação Bunge visa incentivar a ciência nacional e de certa forma inspirar futuros pesquisadores. Só teremos um país desenvolvido se incentivarmos a ciência, a pesquisa e a inovação”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.