Shokonsai promete retomada da tradição no cemitério japonês de Álvares Machado

Ritual das velas no túmulos do cemitério encerram o shokonsai

Shokonsai promete retomada da tradição no cemitério japonês de Álvares Machado

Cerca de 7 mil pessoas são aguardadas no único cemitério japonês do país]

 

Portal Prudentino

Com a promessa de retomar a tradição após pausa de três anos imposta pela pandemia, o Shokonsai, “convite às almas”, deve receber cerca de 7 mil pessoas durante dois dias de festas, sábado, 8 e domingo, 9, em Álvares Machado.

Com entrada gratuita, o evento é realizado ao lado do cemitério japonês naquele município – o único do país – neste fim de  semana.

“Shokonsai significa cultuar a memória dos antepassados, pois é uma tradição oriental cultuar os ancestrais”, explica Luiz Takashi Katsutani, que comanda a comissão organizadora do Shokonsai 2023.

No sábado (8), a partir das 16h, tem início a praça de alimentação, com pratos da gastronomia japonesa, além do show com Nobuhiro Hirata e convidados. No domingo (9), a comemoração tem início às 9h, com culto budista na capela do cemitério da colônia japonesa de Álvares Machado.

Às 10h, inauguração do Tori; às 11h, ocorre a reverência e oração pela paz em memória aos soldados falecidos de todas as nações na 2ª Guerra Mundial. Em seguida, às 11h15, a abertura oficial com presença de autoridades.

As apresentações de karaokê, coral, danças tradicionais e folclóricas japonesas, dentre outras atividades, começam a partir das 12h de sábado.  Ao longo do domingo, também ocorrem workshops de takezaiku, amigurumi,  bonsai, haicai, shodo e origami. O Bon Odori, com a participação do taiko “Dantai Fênix, de Presidente Prudente, será às 16h30.

Encerrando as celebrações, às 17h30, juntamente com a apresentação da Orquestra de Câmara do Oeste Paulista, será realizado o tradicional ritual das velas no cemitério japonês.

“No cemitério, nós colocamos uma vela em cada túmulo no final da tarde e todas elas ficam acesas simultaneamente”, detalha Takashi