Professor Fábio Erminio Mingatto é o 1º Professor Titular da FCAT

Professor Fábio Erminio Mingatto

Professor Fábio Erminio Mingatto é o 1º Professor Titular da FCAT

 

Atual diretor foi aprovado em concurso público na área de Bioquímica Animal

 

Unesp-Dracena

No dia 19 de julho de 2023, o professor Fábio Erminio Mingatto foi aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Professor Titular na disciplina “Bioquímica Animal” junto ao Departamento de Produção Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, Câmpus de Dracena.

A banca examinadora foi composta pelo Professor Titular Iveraldo dos Santos Dutra (Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – Unesp), Professor Titular Mário De Beni Arrigoni (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu – Unesp), Professor Titular Osvaldo Ferrarese Filho (Universidade Estadual de Maringá), Professor Titular Richard John Ward (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP) e o Professor Titular Arlindo Saran Netto (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga – USP).

Na prova didática, o professor Fábio abordou a produção de energia no organismo animal por meio do metabolismo e o papel da mitocôndria, com o tema: “Cadeia Respiratória e Fosforilação Oxidativa”. A bioenergética mitocondrial é uma das áreas de especialidade do professor Mingatto, que trabalha com o tema desde a sua pós-graduação realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

No período da tarde ocorreu a arguição sobre o Memorial Circunstanciado que versou as atividades didáticas, científicas, extensionistas e de gestão realizadas pelo professor Fábio em seus 27 anos de carreira como docente e pesquisador universitário. O anúncio da aprovação foi feito pelo professor Iveraldo Dutra, Presidente da comissão examinadora.

O professor Fábio Mingatto agradeceu aos seus familiares e a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua caminhada até esse momento em que alcança o cargo de titular, que é o ápice da carreira individual de um professor universitário, tornando-se referência em sua área.