Faleceu Dosinho, ex-jogador e técnico das categorias de futebol de base
Da Redação
Faleceu em Dracena na manhã desta segunda feira, o ex-jogador de futebol e técnico das categorias de base, Aparecido Lopes de Oliveira, conhecido Dosinho que se revelou um dos maiores descobridores de talentos de Dracena e região.
Dosinho trabalhou normalmente no final de semana em sua escolinha de futebol. Na manhã desta segunda feira, um infarto fulminante foi a causa da morte.
O falecimento de Dosinho chocou o meio esportivo da cidade e região, com inúmeros amigos demonstrando solidariedade pelas redes sociais.
Chegada de Dosinho à Dracena– Aparecido Lopes de Oliveira, já chegou Dosinho em Dracena no ano de 1974, quando o Dracena Futebol Clube se preparava para disputar o campeonato da segunda divisão na Federação Paulista de Futebol. O técnico Nestor Alves contratado para dirigir a equipe, indicava jogadores.
Vindos de Marilia, Dosinho e Dário chegaram praticamente na mesma semana e prontamente foram aprovados pela comissão técnica de Nestor Alves. Antes de chegar à Dracena, Dosinho já tinha jogado pelo Garça e Marilia Atlético Clube.
A equipe de 1975 teve sucesso no campeonato e logo depois Nestor Alves levou 6 jogadores para o XV de Jaú. Dosinho preferiu ficar em Dracena, onde já tinha excelentes relacionamentos e começava a namorar Sueli, que seria sua esposa e teve os filhos Marcelo, Juliana e Tatiana, frutos dessa união.
Ainda no futebol, através do seu trabalho com as categorias de base, Dosinho viria a se transformar em um dos melhores técnicos do interior e seu nome passou a ser respeitado em todas as competições em que Dracena participava. Dosinho conquistou títulos em todas as categorias. Foi campeão dos Jogos Regionais e Campeonatos Estaduais a partir da categoria sub 11.
Com estreitamento de contato com o Guarani de Campinas na década de 80, Dosinho foi responsável por mandar vários atletas para Campinas, que futuramente tiveram sucesso no futebol.
Como organizador de eventos, Dosinho idealizou por anos seguidos o Campeonato Regional de Futebol, que reuniu equipes de base das regiões de Andradina, Araçatuba, Presidente Prudente e Dracena. As finais eram um grande sucesso trazendo para Dracena centenas de pessoas que lotavam o Estádio Irio Spinardi.
Depois de se aposentar na Prefeitura de Dracena onde foi um funcionário exemplar por mais de 30 anos, Dosinho não conseguiu se afastar definitivamente do futebol e manteve até o final uma escolinha particular em um campo próximo da sua casa.
Aparecido Lopes de Oliveira, o Dosinho, será sepultado na manhã desta terça feira (17) no cemitério local e receberá honras de um grande dracenense, que soube defender as cores de nossa bandeira como jogador e técnico do Dracena Futebol Clube. Com certeza, centenas de jovens e hoje adultos, estarão em sua despedida e se lembrarão dos ensinamentos e das conquistas nas equipes nas categorias de base, onde Dosinho escreveu uma história de respeito e competência no esporte menor do Estado de São Paulo.