Vendas semanais de algodão registram alto volume e produção do Brasil cresce na safra 2023/24
Canal Rural
As cotações do algodão voltaram a subir nesta quinta-feira (26), após no dia 20 de outubro atingir o seu menor valor em três meses. Conforme a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), no mercado da fibra, outro o grande fator positivo desta semana foi o alto volume de vendas semanais divulgadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA, em inglês), muito acima das últimas semanas.
PRODUÇÃO AUMENTA – Projeções do USDA apontam que o Brasil pela primeira vez ultrapassará os Estados Unidos na produção de pluma de algodão na safra 2023/24. A previsão consta no relatório divulgado no dia 12 de setembro, que estima ainda uma redução mundial de 375 mil toneladas na produção da fibra.
Para os Estados Unidos as estimativas do USDA preveem que sejam produzidas 2,86 milhões de toneladas de fibra, uma redução significativa em relação aos 3,05 milhões indicados no relatório divulgado em agosto. Já para o Brasil as perspectivas são de 3 milhões de toneladas, 120 mil toneladas a mais que o projetado na divulgação do mês passado.
A ascensão da produção de algodão no Brasil foi um dos grandes destaques do Congresso da International Cotton Association (ICA) realizado no início deste mês (outubro). O país é hoje o terceiro maior produtor da fibra, superando os Estados Unidos.