Evento em SP celebra 20 anos do projeto de expansão da Unesp
Assessoria de Imprensa
Aquilo que brilha com luz própria ninguém pode apagar e o seu brilho pode alcançar a escuridão de outras costas. Os versos da “Canção pela unidade da América Latina”, do poeta e cantor cubano Pablo Milanés (1943-2022), compuseram as bases do discurso do reitor Pasqual Barretti para celebrar os 20 anos do ciclo de expansão mais expressivo da Unesp, comemorados nesta terça-feira (dia 31) em solenidade realizada no auditório da Escola Paulista de Magistratura, na Consolação, região central de São Paulo.
Marcaram presença na cerimônia, entre outros convidados, o secretário estadual de ciência, tecnologia e inovação, professor Vahan Agopyan; o coordenador de ensino superior da pasta, professor Sergio Roberto Nobre; o professor José Carlos Souza Trindade, reitor da Unesp na época da abertura dos câmpus de Dracena, Itapeva, Ourinhos, Registro, Rosana, São Vicente, Sorocaba e Tupã; alguns dos primeiros coordenadores executivos desses câmpus e os atuais diretores das unidades universitárias localizadas nessas cidades.
A discussão que culminou na criação de novos câmpus para a Unesp foi iniciada em 2001 e finalizada em 2003. Reitor à época, José Carlos Souza Trindade lembrou em seu discurso que o projeto expansionista objetivava a ampliação da inserção social da universidade pública em território paulista. Em números, a iniciativa ampliou o alcance da Unesp por meio de oito novos câmpus criados, 38 novos cursos de graduação, alguns criados nos câmpus já existentes, e 1.645 novas vagas no vestibular.
De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) do câmpus de Dracena, professor Fábio Erminio Mingatto, foram graduados ou pós-graduados cerca de 6,5 mil estudantes no universo das unidades criadas em 2003. “Com os investimentos em infraestrutura previstos para os próximos anos em nossos câmpus, estaremos prontos para uma nova etapa de expansão de vagas”, afirmou o diretor da FCAT. “A presença dessas unidades trouxe uma nova dinâmica na economia dos nossos municípios.”
O professor José Antônio Marques, docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) do câmpus de Jaboticabal foi o primeiro coordenador executivo do câmpus de Dracena e ajudou a instalá-lo de 2003 a 2005.
Os primeiros coordenadores executivos de Dracena, Itapeva, Ourinhos, Registro, Rosana, São Vicente, Sorocaba e Tupã, assim como os atuais diretores das unidades universitárias localizadas nessas cidades, foram homenageados com placas comemorativas da efeméride. Um depoimento de Geraldo Alckmin, governador paulista na época da expansão da Unesp e hoje na Vice-Presidência da República, também foi exibido no evento.
A celebração dos 20 anos da expansão da Unesp pode ser vista no canal Unesp Oficial do YouTube.