Novo PAM começa funcionar nesta quarta com inauguração marcada para quinta-feira
Diretoria de Comunicação
As novas instalações do Pronto Atendimento Municipal (PAM), que entrarão em funcionamento amanhã (6), possui estrutura 10x maior que o prédio atual. São 15 leitos preparados para estabilização e observação de pacientes, com espaços separados para adultos e crianças, duas salas para pacientes que necessitam de isolamento, além de 10 cadeiras de hidratação e medicação da sala verde.
O novo prédio possui entradas separadas para emergências (socorridos por ambulância, como acidentes graves), que são direcionados à sala vermelha, e pacientes que chegam de carros (em estado leve), que são direcionados à sala verde.
Os pacientes que vierem a óbitos serão direcionados a uma sala específica, com saída própria, sem precisar ser transportados pela sala de espera. Essa nova configuração traz mais privacidade para os pacientes e não gera exposição, além de ter mais agilidade no atendimento direcionado.
O prédio também possui uma incubadora para receber e transportar com segurança os recém-nascidos que nascerem no PAM e precisarem ser transferidos.
Serão 3 leitos para receber os pacientes e fazer os primeiros atendimentos na sala vermelha, 8 leitos para estabilização e observação de adultos, com banheiro e bebedouros disponíveis, além de 2 leitos e 2 berços para crianças, em salas separadas.
Foram realizadas muitas melhorias e investimentos em tecnologia para melhorar ainda mais o atendimento no PAM. Foram adquiridos dois equipamentos de raio-X, uma máquina fixa localizada na sala radiológica e uma máquina móvel, para realizar o exame de raio-X no leito quando o paciente não tiver condições de sair da maca.
O laboratório de análises clínicas também foi planejado para agilizar o resultado dos exames, que estarão prontos dentro de 60 minutos.