Produção de carne de peru cai 63% em 10 anos no Brasil
Setor busca fazer com que o consumo de peru e demais aves natalinas se expanda para outras épocas do ano
Canal Rural
A produção de carne de peru já foi muito mais expressiva no Brasil do que é hoje. Em 2012, por exemplo, chegou a 442 mil toneladas. Dez anos depois, caiu para 162 mil toneladas, uma redução de 63%.
O destino da ave ainda é majoritariamente o mercado interno, com 63,47% do consumo. O restante, 36,53% vai para a exportação, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Os embarques da carne também já foram maiores. Há uma década, o país enviava 179 mil toneladas do alimento. Em 2022, esse índice chegou a 59 mil toneladas. Já a receita, apesar de ter sofrido queda, começou a subir a partir de 2021, chegando a 189 milhões de dólares no ano passado.
A previsão é encerrar 2023 com bons números na produção, que deve passar das 170 mil toneladas produzidas, além de exportações ultrapassando as 70 mil toneladas.
O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, informa que a carne da ave já começa a ser incorporada nos cardápios de restaurantes e em cursos de gastronomia. “Nutricionalmente falando, é uma carne de menos gordura, mais leve”, afirmou.