Prefeito de Martinópolis é cassado e vice  toma posse nesta sexta-feira

Prefeito Marco Antônio Jacomeli de Freita (Republicanos), teve mandato cassado por 9 votos dos vereadores

Prefeito de Martinópolis é cassado e vice  toma posse nesta sexta-feira

 

O Imparcial

Em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (21), que durou cerca de nove horas, os vereadores da Câmara Municipal de Martinópolis cassaram, por nove votos a favor e dois contrários, o mandato do prefeito Marco Antonio Jacomeli de Freita (Republicanos). Em nova sessão extraordinária, às 13h30, nesta sexta-feira (23) os parlamentares da cidade deverão aprovar a ata sobre os trabalhos de ontem e, na sequência, está prevista a cerimônia de posse do vice-prefeito, Valdeci Soares dos Santos Filho (Podemos), o “Soró”, como chefe do Executivo.

A votação foi acompanhada pelos moradores no plenário, que ficou lotado, bem como no site da Casa de Leis e nas redes sociais, onde a transmissão ao vivo, que era vista por uma média de 850 pessoas, no início da noite, acumulou mais de 2,5 mil comentários.
Freita era investigado, desde novembro do ano passado, após denúncia apresentada pelo vereador Alzair da Silva Lopes (União), que acusava o prefeito de utilizar seu gabinete no Paço Municipal como moradia, bem como de tentar aliciar e corromper o denunciante, lhe ofertando R$ 50 mil, a título de doação eleitoral, para que votasse a favor de um projeto de interesse do chefe do Executivo.

Na sessão de ontem (quarta) presidida pelo vereador José Elizeo Lourenço (União), votaram contra a cassação os vereadores Maurício Farias de Souza Junior e Marcos Xavier de Almeida Passo Junior, ambos do partido Republicanos.
Nas duas horas que teve para se defender, Freita foi representado por dois advogados e chegou a falar pessoalmente ao plenário, por cerca de 20 minutos.

Como noticiado neste diário, Freita foi acusado de infringir o artigo quarto do Decreto-Lei 201/67, da Presidência da República, que dispõe sobre a responsabilidade dos chefes do Executivo e vereadores.