Encontro debate desenvolvimento sustentável do Pontal do Paranapanema nesta sexta

Evento ocorrerá das 10h às 12h, no auditório do Ciesp em Presidente Prudente

Encontro debate desenvolvimento sustentável do Pontal do Paranapanema nesta sexta

 

O Imparcial

O  Instituto Envolverde, em parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo)  realizará nesta sexta-feira o lançamento do projeto “Diálogos do Pontal – Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa inclui a organização de cinco eventos para debater o desenvolvimento da região do Pontal do Paranapanema na perspectiva dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na ONU (Organização das Nações Unidas).

O evento ocorrerá das 10h às 12h, no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Onze de Maio, 2.501, no Jardim Marupiara. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Neste primeiro encontro, estão confirmadas as presenças do diretor-executivo do Itesp, Lucas Bressanin, do deputado estadual, Mauro Bragato, e da líder do assentamento Gleba 15 de Novembro, da cidade de Rosana, Heleonice Maria da Silva Nascimento, a Dona Nice.

O conteúdo dos debates se somará ao resultado de um amplo estudo realizado pelo Instituto Envolverde em uma publicação que será lançada no segundo semestre de 2024.

O “Diálogos do Pontal” tem o objetivo de produzir conhecimento e estabelecer um intercâmbio entre gestores públicos e especialistas nos diversos campos das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, redução das desigualdades e fortalecimento institucional, visando a identificação, diagnóstico e sugestões para o aprimoramento das soluções de desenvolvimento para a região do Pontal do Paranapanema.

“Os ODSs são norteadores de ações rumo a uma sociedade mais justa e sustentável. Dessa forma, pretendemos contribuir para que o Pontal do Paranapanema tenha bases para a construção de políticas públicas que garantirão a perenidade de seus recursos naturais, bem como a melhora da qualidade de vida das pessoas hoje e no futuro”, comenta Dal Marcondes, presidente do Instituto Envolverde.