FALECEU O MÉDICO JOSÉ CLÁUDIO GRANDO, QUE FOI PREFEITO DE DRACENA POR DUAS VEZES

FALECEU O MÉDICO JOSÉ CLÁUDIO GRANDO, QUE FOI PREFEITO DE DRACENA POR DUAS VEZES

Nesta quarta-feira, em Assis, faleceu o médico urologista José Cláudio Grando, que foi prefeito de Dracena por dois mandatos.

José Cláudio Grando nasceu em Cerquilho em 25 de março de 1948. Com 20 anos, em 1968, começou a cursar Medicina na Faculdade de Marília (Famema), onde se formou em 1973. Ele integrou a segunda turma de Medicina daquela instituição. Fez especialização em Urologia e trabalhou em Panorama, antes de chegar em Dracena no final da década de 1970.

Na Cidade Milagre, dr. Zé Cláudio tornou-se conhecido pelo trabalho na Medicina no consultório e na Santa Casa, presidiu o Lions Clube e chegou ao cargo de secretário de Saúde em 1988. Naquele ano se elegeu prefeito pelo PL, administrando Dracena de 1989 a 1992, tendo como vice Ladislau Guizardi. Trabalhou para reativação da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap). 

Em 1994, disputou uma vaga de deputado estadual, ficando como suplente. Foi eleito prefeito pela segunda vez em 1996, com mandato de 1997 a 2000, tendo como vice Moisés Antonio de Lima, preferindo não disputar a reeleição. A esposa Marizilda Souto Grando foi candidata ao cargo de prefeito em 2004, ficando em segundo lugar.

Zé Cláudio afastou-se da vida pública e em função de problemas de saúde foi morar com o filho João Paulo, também médico, em Assis. A filha Juliana é psiquiatra em Campinas. 

Uma de suas últimas aparições públicas foi em setembro de 2023, quando participou da festa de 50 anos de sua formatura em Marília. 

O prefeito André Lemos decretou luto oficial em Dracena por três dias. 

A família ainda está definindo a realização de velório em Dracena. O corpo será cremado em Araçatuba, possivelmente. Aguarde mais informações.