Com temperatura mínima de 6ºC, Defesa Civil alerta para chegada de frente fria a partir desta quarta-feira ao Oeste Paulista
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a chegada de uma frente fria à região de Presidente Prudente (SP) nesta semana, provocando queda de temperaturas e a possibilidade de chuva.
Conforme a Defesa Civil, nesta quarta-feira (28), a chuva deve vir na forma de temporais isolados no período da tarde, mas sem potencial para gerar transtornos generalizados.
Na quinta-feira (29), a chuva perde força e a temperatura cai. A máxima do dia ocorre durante a madrugada e a mínima, à noite, atinge em torno de 10°C.
Na manhã de sexta-feira (30), o frio ganha força e a temperatura prevista fica em torno de 6°C, sendo o dia mais frio desta semana e do ano, até o momento.
A manhã de sábado (31) ainda conta com frio intenso e previsão de 9°C. A partir do domingo (1º), as temperaturas voltam a subir, mas a sensação ainda será de frio entre as madrugadas e as manhãs.
De acordo com o climatologista Vagner Camarini, a frente fria vem acompanhada de uma massa de ar polar, com temperaturas próximas dos 8ºC.
Ele pontuou ao g1 que a queda brusca das temperaturas pode afetar a saúde da população, principalmente com doenças respiratórias. Mas, segundo Camarini, apesar de intensa, será uma frente fria passageira e com o predomínio de sol durante o dia, deixando as temperaturas mais agradáveis.
“Esta frente fria, por ser intensa e a primeira com queda significativa da temperatura [neste ano], não deve causar impactos na região, principalmente porque não há previsão de geada” explicou Camarini ao g1.
De acordo com o climatologista, esta frente fria se formou na Argentina e ainda está passando pelos estados sulistas brasileiros de Santa Catarina e do Paraná, até atingir o Oeste Paulista.