Programa oferece serviços e maquinários para preparo de solo, plantio e manutenção a pequenos produtores rurais em Dracena

Programa oferece serviços e maquinários para preparo de solo, plantio e manutenção a pequenos produtores rurais em Dracena

O “Programa Patrulha Agrícola Mecanizada” teve início nesta semana, em Dracena (SP), e oferece serviços e maquinários voltados ao preparo do solo, plantio e manutenção de vias de acesso para escoamento da produção a pequenos produtores rurais.

A ação se dá, prioritariamente, para preparo de solo, plantio e tratos culturais (aração, gradeação, subsolagem, sulcagem, distribuição de calcário, adubo, sementes, plantio, roçadas, pulverização e ensilagem).

Para os assentados, os implementos agrícolas não têm taxa de cobrança para utilização. Associações de produtores rurais poderão ser atendidas com isenção de tarifa em determinados casos, conforme regulamentação específica.

Já o atendimento aos pequenos produtores será feito mediante cadastro prévio na sede da Secretaria Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Econômico, que fica localizada na Rua Brasil, n° 978, no Centro, em Dracena.

Se o produtor tiver habilitação específica poderá utilizar normalmente o maquinário, caso contrário, será um motorista da secretaria responsável por conduzir o serviço.

O produtor rural terá que comprovar posse ou propriedade rural, e pagamento de tarifa pública para usufruir do programa.

A iniciativa prioriza propriedades de até cinco hectares e limita o uso a 20 horas de serviço por requisição dos maquinários. Os valores para solicitar os serviços variam de R$19,50 a R$ 390.