A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou ontem a criação de uma comissão para investigar as causas do acidente que vitimou o piloto Gustavo Sondermann durante uma prova disputada domingo (3) no Autódromo de Interlagos e válida pelo Campeonato Brasileiro de Stock Car, Copa Montana.

Segundo o presidente da entidade, Cleyton Pinteiro, a investigação deverá guardar semelhanças aos critérios utilizados em análises praticadas na aviação. “A dinâmica dos acidentes em pistas de corrida é particular e demanda um estudo bastante sereno em busca de informações que ajudem a evitar a repetição do sinistro. Dentro deste quadro, a comissão tem como objetivo maior identificar as causas que contribuíram para o fato”, ressaltou o presidente.

A comissão será formada pelo diretor jurídico da CBA, Felippe Zeraik, pelo presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga, pelo presidente da Comissão Nacional de Autódromos, Márcio Pimentel, e pelos ex-pilotos Paulo Gomes diretor de marketing e planejamento estratégico da CBA e Ingo Hoffmann, piloto e integrante do Conselho do Desporto da CBA.

O grupo inicia os trabalhos esta semana e terá o prazo de 15 dias para entregar o relatório, que poderá ser prorrogado por igual período, antes de ser enviado à Federação Internacional do Automóvel. A Confederação Brasileira de Automobilismo guarda luto oficial de sete dias.