A briga pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, a partir de 2012, deve acabar na Justiça. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, pretende entrar com uma ação para que os contratos entre a Rede Globo e os clubes dissidentes sejam cancelados.
Antes, porém, o Senado também vai abrir uma discussão sobre este imbróglio. Está marcado para o próximo dia 13 de maio, a primeira audiência pública sobre os direitos de transmissão.
Serão ouvidos presidentes dos times que fecharam com a emissora carioca, além de representantes de Globo, Record e RedeTV!, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Clube dos 13, além da própria CBF.
Até o momento, a Globo já assinou acordo isolado com 12 clubes de forma oficial. São eles: Grêmio, Goiás, Cruzeiro, Vitória, Coritiba, Corinthians, Vasco, Sport, Santos, Palmeiras, Bahia e Flamengo. A expectativa é fechar com pelo menos 15 clubes no total.
Além do São Paulo, o Clube dos 13 ainda conta com o apoio, pelo menos na teoria, de Atlético-PR, Atlético-MG, Portuguesa, Internacional e Guarani. A entidade, contudo, alegou ter procuração de 15 times para fechar o contrato com a RedeTV! por R$ 1,5 bilhão.