Foram 75 minutos com tensão, poucas jogadas de qualidade e três expulsões. Barcelona e Real Madrid faziam um jogo abaixo do esperado para uma semifinal da Liga dos Campeões, ontem à tarde, envolvendo dois dos maiores clubes do mundo e arquirrivais na Espanha. Mas Messi salvou o espetáculo. O melhor jogador do mundo fez os dois gols da vitória por 2 a 0 dos catalães em pleno Santiago Bernabéu e construiu importante vantagem.
Quando Afellay cruzou a bola aos 30min da etapa final, Messi era o único jogador do Barcelona na área e estava cercado por quatro marcadores. O argentino arrancou na hora certa e fez um gol típico de centroavante: desviou a bola com um toque discreto, mas suficiente para superar Casillas.
Não satisfeito, Messi anotou o segundo bem a seu estilo. Disparou pelo meio, driblou dois marcadores e entrou com a bola dominada na área. Aí ele só teve o trabalho de tocar com o pé direito e tirar a bola de Casillas.
O resultado faz com que o Barcelona possa perder por até um gol de diferença para se classificar à final da Liga dos Campeões. O duelo de volta será na próxima terça-feira, no Camp Nou. Além disso, o triunfo empata a série de quatro confrontos decisivos que os rivais protagonizam no intervalo de 18 dias: eles empataram por 1 a 1 pelo Espanhol, o Real venceu a final da Copa do Rei por 1 a 0 e agora o Barça fica em boa vantagem na semifinal.
A tensão que marcou toda a partida acabou tendo papel decisivo. Pepe foi expulso aos 15min do segundo tempo e deixou o Real com um a menos. A diferença numérica fez o Barcelona se empolgar. A tensão não diminuiu, nem mesmo fora de campo. Na saída para o intervalo, o goleiro reserva do Barcelona, José Pinto, desentendeu-se com Chendo, ex-jogador e supervisor do Real. Eles trocaram empurrões e o goleiro reserva acabou expulso.
O nervosismo também foi para dentro do gramado. Quando o Real esboçava mostrar mais força no ataque, Pepe usou a sola da chuteira em uma dividida com Daniel Alves e recebeu o cartão vermelho. José Mourinho ficou revoltado com a decisão do árbitro, reclamou e também foi expulso. Passou a ver o jogo da arquibancada. Ou melhor, passou a ver o passeio de Messi da arquibancada.