Dracena esteve representada no 11º Congresso Paulista de Saúde Pública que terminou na quarta-feira, em São José dos Campos. O tema proposto pela Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), organizadora do evento, foi “Saúde pública e crise: fronteiras e caminhos”.
A diretora de Vigilâncias da Secretaria da Saúde de Dracena, Rosângela Buriola se inscreveu para o congresso e teve seu trabalho selecionado para apresentação. O título do trabalho é “Perfil clínico e epidemiológico da Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no município de Dracena”.
Rosângela explicou que escreveu sobre o começo da leishmaniose no município, o surgimento dos casos em humanos em 2005 e 2006, e como foram as ações para enfrentar a doença, que era uma novidade. No poster apresentado ainda constam mapas com os locais onde começaram a ser identificados os vetores, os primeiros casos caninos e os casos em humanos.
Ela destaca que pelos dados coletados também é possível perceber que os maiores números de casos da doença surgiram nos bairros mais afastados do centro da cidade, onde há maior população aglomerada e maior número de cães. Além da apresentação em poster, Rosângela também participou das discussões temáticas sobre intervenção e risco.
Em outra oportunidade, Rosângela participou de congresso em São José do Rio Preto, há alguns anos, também com trabalho sobre leishmaniose, mas voltado ao manejo ambiental.