Começou ontem em Dracena, a campanha de busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose, que segue até a próxima quarta-feira (10). Neste período, as pessoas com tosse há mais de três semanas devem procurar o posto de saúde mais próximo para coleta de escarro e realização de exame.
O material é analisado pelo laboratório do próprio Centro de Saúde. Caso o exame seja positivo para tuberculose, o paciente é encaminhado ao médico para tratamento e os medicamentos são oferecidos gratuitamente através do SUS.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Karina Akiyama informou que o objetivo é identificar a doença precocemente, encaminhando os pacientes para tratamento, que tem duração de seis meses. Karina disse que atualmente oito pessoas estão em tratamento de tuberculose.
Os principais sintomas são – tosse por mais de três semanas, emagrecimento, cansaço e febre. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente a tosse, que às vezes, passa sem importância. No Estado, cerca de 18 mil novos casos da doença são descobertos por ano. Cerca de 60% destes casos são infecciosos, sendo estes a principal fonte de disseminação da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É contagiosa e atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.
Se uma pessoa com tuberculose não se tratar adequadamente a probabilidade de morrer é grande e o abandono do tratamento, por conta própria, possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.