O Estado de São Paulo imunizou, no período de 8 a 24 de março, mais de um milhão de pessoas contra a gripe A H1N1. Já foram vacinados 500 mil trabalhadores da saúde, 227 mil crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos, 110 mil gestantes e 205 mil pacientes com doença crônica.
Durante a segunda etapa, que começou em 22 de março, aproximadamente 3,68 milhões de pessoas do Estado de São Paulo serão imunizadas contra a doença. Só na Capital a expectativa é atingir um milhão de pessoas.
Nesta fase serão vacinadas as gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos e os pacientes portadores de doenças crônicas menores de 60 anos. Os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados em outra fase, a partir de 24 de abril.
As gestantes poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a um ano e onze meses e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses. A segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira.
Durante a campanha as pessoas terão à disposição 3.800 pontos de vacinação em todo o Estado, localizados nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A recomendação é que as pessoas levem a caderneta de vacinação.
“É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe A com a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas no Estado, menos circulação do vírus A(H1N1) e casos graves teremos no próximo inverno”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.
Etapas
Na terceira etapa da campanha, que acontecerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. Entre os dias 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).
Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.
Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:
1 – Doença Respiratória Crônica (ex. doença pulmonar obstrutiva crônica, asma grave)
2 – Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca, pacientes com sequelas por febre reumatóide)
3 – Doença Cerebrovascular (ex. acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)
4 – Doença Neurológica (ex. paralisia cerebral, distrofia muscular)
5 – Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)
6 – Doença Renal Crônica (ex. paciente com insuficiência renal crônica em diálise)
7 – Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida)
8 – Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)
9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, câncer)
10 – Outras condições (ex. síndrome de Down)