Os postos de saúde do país irão abrir no próximo sábado (10) para vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o Ministério da Saúde, os 36 mil postos do país ficarão abertos para o chamado “Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1”. Os horários de atendimento serão informados pelas secretarias de saúde dos estados e municípios. Caberá aos órgãos regionais definir se serão necessárias equipes volantes para aplicação das doses.
Devem procurar os postos doentes crônicos com menos de 60 anos de idade, grávidas, crianças de seis meses a 2 anos de idade e adultos de 20 a 29 anos – quatro dos cinco grupos prioritários da campanha de vacinação.
No final do mês passado, o ministério decidiu prorrogar o prazo de imunização das gestantes até o dia 23 de abril, quando encerra a vacinação dos adultos (20 a 29 anos) – faixa etária que concentrou o maior número de casos da doença em 2009 (23% do total) e 20% das mortes (2.051 vítimas).
O quinto grupo de vacinação será o de adultos de 30 a 39 anos, no período de 10 a 21 de maio.
A meta do governo é vacinar, pelo menos, 80% de 91 milhões de brasileiros. Até meados de março, 3,8 milhões de pessoas haviam sido imunizadas, conforme dados parciais do ministério. A campanha de vacinação teve início em 8 de março.
Este ano, até o dia 20 de março, foram registradas 36 mortes por causa da influenza A (H1N1) – gripe suína. A maioria dos casos foi na Região Norte.