A Secretaria de Estado da Saúde alerta para os cuidados que devem ser tomados neste período de grande alternância de temperatura para evitar problemas de saúde. Com o aquecimento global, provocado pela emissão de CO², existe uma forte tendência de que nossos dias sejam alternados por períodos de chuva, ondas de vento, de frio e de calor.
Para os alérgicos que sofrem de rinite, sinusite ou bronquite o período é propício para fortes crises. Como alergia não tem cura, o ideal é investir em prevenção, evitando os agentes que despertam a doença, como o acúmulo de pó, e, consequentemente, o uso de medicamentos como antialérgicos e antiinflamatórios.
A alternância entre o início de dia frio para o calor do meio do dia e tarde requer um cuidado especial com as crianças. Estar atento a adequação entre a temperatura ambiente e a roupa da criança é uma delas. Crianças desagasalhadas ficam expostas ao vento e ao frio e as agasalhadas demais ficam suscetíveis a desidratação.
“Para evitar que isso aconteça é preciso que seja ingerida grande quantidade de água. E isso deve ocorrer ao longo do dia, várias vezes”, informa o pneumologista Ricardo Tardelli, coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Ainda segundo o especialista, esses cuidados simples podem fazer toda a diferença. “Idosos e crianças são os principais atingidos pelas mudanças bruscas de temperaturas por isso é preciso estar mais atento a eles e se prevenir”, afirma.
Cuidados com saúde: Tomar muito líquido; Alimentação leve e Roupas condizentes com a temperatura.