A Secretaria da Saúde convoca os paulistas que já tomaram a vacina contra a gripe A H1N1 a doarem sangue. O pedido é para evitar que os estoques fiquem baixos porque muitos doadores regulares ainda serão vacinados. Embora quem tome a vacina possa doar sangue após 48 horas, muitos optam por fazer a doação somente após 30 dias da imunização. É importante ressaltar ainda que as pessoas podem ser vacinadas logo depois de doar sangue.
“É fundamental que a população seja vacinada. Mas não podemos descuidar em nenhum momento dos nossos estoques de sangue. Assim faremos a prevenção à gripe sem que ocorra comprometimento dos estoques de sangue”, afirma o médico da Hemorrede do Estado de São Paulo, Frederico Carbone.
Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.
A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria da Saúde: www.saude.sp.gov.br.