Começa no sábado (8) e vai até o dia 21 em todo o país a 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que a estava marcada para começar no dia 24 de abril.
A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) tem como principal objetivo reduzir, na população de 60 anos ou mais, a morbimortalidade e as internações causadas pela doença. A meta é vacinar pelo menos 80% das pessoas com 60 anos ou em todos os municípios, o que representa no Estado de São Paulo cerca de 3.600.000 pessoas.
Monte Aprazível vacinou 2481 idosos em 2009, atingindo 62,10% da meta estabelecida pelo estado no ano passado. Em todo o Estado de São Paulo foram vacinados 76,20% da população de idosos.
“A cidade tem uma população de aproximadamente 3900 pessoas maiores de 60 anos segundo o DATASUS e a nossa meta, portanto, será vacinar aproximadamente 3100 idosos”, destaca Silvia Pascoali, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Monte Aprazível.
Ainda de acordo com Silvia, as vacinas contra a difteria e o tétano para todos os idosos ainda não vacinados; e as vacinas contra o pneumococo para os grupos de risco elevado e a H1N1 para portadores de doenças crônicas acima de 60 anos também estão disponíveis no Centro de Saúde.
Como em todos os anos, cada unidade de saúde de Monte Aprazível e dos distritos terá um dia e horário específico para vacinação.
A vacinação em domicílio, aos pacientes acamados, será feita após a Campanha, no período da tarde. O agendamento deverá ser feito durante a Campanha pelo telefone 3275-1039.
Em Monte Aprazível, a campanha de vacinação terá, além dos funcionários da área de enfermagem, alunos e professores do 4º módulo do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC Padre José Nunes Dias.
Na Campanha Nacional de Vacinação, a vacina contra gripe estará disponível para a população de 60 anos e mais e a indígena. A vacinação de outros grupos deverá ser feita somente quando a avaliação demonstrar que a cobertura da população de 60 anos ou mais for alcançada.
Outros grupos a serem vacinados: pessoas com doenças crônicas: cardiovasculares, pulmonares, renais, metabólicas (diabetes mellitus) e hepáticas; imunodeprimidos: transplantados, com neoplasias, infectados pelo HIV; profissionais de saúde; e pessoas que convivem intimamente (no mesmo domicílio ou cuidadores informais) com pacientes nas situações anteriores, no sentido de reduzir a transmissão da doença aos mesmos.