A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), divulgou nesta quarta-feira (19/05), novos números referentes ao cenário da dengue em Presidente Prudente. No total, são 263 casos positivos, segundo informa a educadora da VEM, Elaine Bertacco. Os 40 últimos casos confirmados são referentes a resultados divulgados na semana passada e no início desta, pelo Instituto Adolfo Lutz.
Do total de casos registrados até agora, 18 foram confirmados em janeiro, 24 em fevereiro, 87 em março e mais de 100 casos em abril. “O restante já são referentes ao atual mês”, explica Bertacco. Ainda de acordo com ela, atualmente existem aproximadamente 40 casos aguardando resultados. Apesar do aumento, a educadora da VEM acredita que os casos comecem a diminuir, tendo em vista a proximidade do inverno, cujas condições climáticas não são favoráveis à proliferação dos vetores.
“Infelizmente o que tem ocorrido é que muitas pessoas que contraem a doença não têm procurado um médico, mesmo sentido os principais sintomas da doença que são dor de cabeça, febre, dor no corpo”, alerta, salientando que apesar da situação, a Vigilância Epidemiológica continua com as ações preventivas nos bairros, como trabalhos de bloqueio, controle de criadouros e pulverização com inseticida em pontos estratégicos e imóveis especiais.