A primeira fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) ocorre hoje, com a distribuição das gotinhas em vários postos volantes na cidade. Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a vacina e, assim, ajudar o time do Zé Gotinha a marcar um golaço contra a poliomielite, mantendo o País livre da doença.
Este ano, o Zé Gotinha, veste a camisa da seleção brasileira, aproveitando o clima de Copa do Mundo. O slogan da campanha é “Vacinou, é gol”, lembrando a importância do Brasil continuar livre da poliomielite. Desde 1989, não há registro de nenhum caso, mas ainda existe o risco da doença vir de um país estrangeiro.
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Também não há contra indicação, mesmo que a criança esteja com febre, diarreia, gripe ou qualquer outro problema deve tomar a vacina.
Os pais ou responsáveis podem levar as crianças menores de cinco anos para se vacinar na Praça Arthur Pagnozzi das 8 às 16h; PAS Albert Sabin (São Manoel), Irene Kato (Jardim Brasilândia), Eduard Ligeris (Santa Clara) das 8 às 16h30; Centro de Saúde das 8 às 17h; Igreja Perpétuo Socorro das 8 às 12h; escola Luiza Rossa Ribeiro das 13h30 às 16h30; posto de saúde do distrito de Jamaica das 8h30 às 10h e posto de saúde do distrito de Jaciporã das 10h30 às 12h.