De acordo a Secretaria de Estado da Saúde, durante o inverno as doações regulares de sangue caem, em média, 30%. Nos anos de Copa do Mundo essa queda é mais acentuada e pode superar 40% em alguns hemocentros. Em Dracena, a situação do Banco de Sangue da Santa Casa é diferente, graças à campanha organizada pelo Corpo de Bombeiros local “Bombeiro Sangue Bom” em julho. As informações são da enfermeira responsável pela unidade Maria Inês Cremon Miguel, que também ressalta as campanhas do Tiro de Guerra, da Unifadra, do Cesd e das faculdades de Tupi Paulista e Junqueirópolis. O médico responsável é Sylvio Adir. A equipe agradece aos voluntários de Dracena e região pelo ato solidário.

A coleta é feita nos dias úteis das 7h às 11h. Para ser um doador basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos. Também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto.

Cerca de 250 pessoas doam sangue mensalmente ao Banco, que distribui as bolsas aos pacientes da cidade, Junqueirópolis, Tupi Paulista e Panorama. O Banco de Sangue disponibiliza aparelho de TV tanto na sala de espera e no local da coleta para quem não quiser perder nenhum minuto dos jogos da Copa.

QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

CAMPANHA – O Ministério da Saúde lançou na última segunda (14) a campanha de incentivo à doação de sangue, com o lema “Doe sangue, faça alguém nascer de novo”. O dia 14 de junho foi instituído pela Organização – Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Nacional do Doador de Sangue, sendo celebrado no Brasil desde 2004. A data é em homenagem ao cientista Karl Landsteiner, descobridor dos sistemas de grupos sanguíneos ABO. A campanha vai mostrar, até o próximo dia 30, como esse gesto de amor pode salvar vidas.