O Hospital Amaral Carvalho realizou em 25 de junho a primeira cirurgia bariátrica, mais conhecida como cirurgia de redução de estômago, do Sistema Único de Saúde (SUS).
Este tipo de cirurgia já é feito pelo HAC há alguns anos.
No entanto, o procedimento só era realizado por meio de convênio de saúde ou particular. Em 2007, a instituição entrou com pedido para credenciamento no SUS.
A liberação ocorreu em abril de 2010. Em maio, os pacientes começaram a ser encaminhados pelo SUS, de forma ambulatorial, para acompanhamento com a equipe multiprofissional do HAC. Participam deste time os médicos Celso Passeri e Eduardo Pracucho, enfermeiro Alessandro Macedo, nutricionistas Fabiana Chiba e Ana Elisa Brandão, psicólogas Viviane da Silva Clemente e Ellen Cristiane Gomes Alba, fisioterapeuta Evelize Brandão e a secretária Flora Cecília Marques Paulino. O credenciamento permite que a instituição realize oito cirurgias por mês. “O nosso hospital é conhecido pelo excelente atendimento em oncologia. Certamente daremos o mesmo atendimento com qualidade, respeito e apoio para os pacientes de cirurgias bariátricas”, diz Valentina Soffner Jorge Bonilha, supervisora geral de enfermagem do HAC.
O primeiro
Rubens Silveira, 40, foi o primeiro paciente a realizar a cirurgia de redução de estômago por meio do SUS no HAC.
Ele é de Bauru e estava na fila da cirurgia há um ano. “Tenho obesidade mórbida e não conseguia emagrecer.
Foi uma sorte grande o serviço ser liberado aqui no Amaral. O atendimento é excelente, tive um acompanhamento muito especial, com vários tipos de profissionais. Pesava 142kg e com uma semana de cirurgia já estou pesando 130kg.
De acordo com o enfermeiro Alessandro Gabriel Macedo Veiga, o quarto para atender este paciente foi preparado conforme normas do SUS na Unidade de Internação Tóraco-Abdominal II. “Camas, poltronas, balanças, armários, enxoval, enfim, tudo visando o atendimento com excelência e humanização. Além disso, fazemos também todo acompanhamento pós-operatório”, explica.
Com informações da assessoria de imprensa do hospital.