Cerca de 2,9 milhões de crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a paralisia infantil no próximo dia 14 de agosto, durante a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, esse número corresponde a 95% das 3,05 milhões de crianças dessa idade. Os postos de saúde fixos e volantes funcionarão das 8h às 17h.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil desde 1988, mas a vacinação deve ser feita porque o vírus da doença ainda circula em países da África e da Ásia. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
As crianças que forem levadas aos postos de saúde para tomarem a vacina contra a paralisia infantil também poderão tomar vacinas como tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.