A partir deste mês, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, inicia a capacitação de médicos e enfermeiros da rede privada para o atendimento e posterior tratamento de pacientes com dengue ou suspeita da doença, que são atendidos por meio de convênios em hospitais do município.

A capacitação foi proposta por representantes de hospitais, planos de saúde e entidades que representam a área médica.

O treinamento proposto pela Secretaria de Saúde, com base em protocolos do Ministério da Saúde, visa preparar o profissional de saúde para o atendimento a pacientes com sintomas ou dengue já confirmada, manejo clínico da doença, além de sinais que possam representar gravidade do caso. A capacitação é a mesma já realizada com médicos e enfermeiros que atendem na rede pública de saúde.

Outra ação proposta será a capacitação de profissionais responsáveis pelas áreas de manutenção dos hospitais do município para evitar eliminar potenciais focos no interior e área externa das instituições. Os representantes também se comprometeram a divulgar as ações de prevenção entre os funcionários por meio de mensagens de alerta em holerites e boletins informativos.

Participaram da reunião representantes dos hospitais Austa, Beneficência Portuguesa, Santa Helena, Ielar, HB Saúde, Cremesp e Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto.

Parcerias

Além da capacitação foram firmadas pela Secretaria de Saúde outras duas parcerias para o controle e prevenção da dengue no município, uma com a Acirp -Associação Comercial e Empresaria de Rio Preto e outra com a Igreja Católica, por meio do Bispado de Rio Preto.

Na parceria com a Acirp, 30 representantes de empresas associadas a entidade já participaram do curso de capacitação para prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti no local de trabalho. A partir de agora, os participantes serão responsáveis diretos pelas ações de prevenção na empresa em que trabalham.

Já na parceria com o Bispado, o bispo Dom Paulo Mendes Peixoto intermediou a capacitação de 400 párocos e coordenadores de pastorais no último sábado (20/11) durante Assembléia Diocesana, promovida pela Igreja Católica em Rio Preto. As orientações também serão repassadas aos responsáveis pela catequese no dia 11 de dezembro, na Igreja Santa Terezinha, durante a Assembléia da Catequese.

(Com assessoria de imprensa)