Sucesso da iniciativa dos dermatologistas brasileiros já faz parte do Guinness Book – o Dia Nacional de Combate ao Câncer – 27 de novembro. E nessa data, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, por todo o Brasil, a 11ª Campanha Contra o Câncer de Pele. A campanha, gratuita, visa identificar o maior número possível de casos suspeitos do tumor que mais afeta os brasileiros.

Durante todo o sábado (27), os serviços dermatológicos credenciados da SBD vão realizar mutirões de atendimento à população, além de distribuírem material informativo e ministrarem palestras de esclarecimento sobre o que é o câncer de pele, seu diagnóstico e suas formas de tratamento e prevenção. No estado de São Paulo, através das distritais da SBD, serão 36 postos focados em atendimentos, encaminhamentos e biópsias, em 23 cidades.

As pessoas atendidas cujos diagnósticos resultarem positivos serão imediatamente encaminhadas para tratamento clínico ou cirúrgico, nos serviços credenciados da entidade, sem nenhum custo financeiro ou necessidade de nova consulta.

Segundo a médica Selma Cernea, membro da SBD-SP e coordenadora nacional da Campanha, “esta iniciativa permite diagnosticar casos de câncer de pele em estágios iniciais, evitando quadros mais graves para os pacientes e contribuindo para a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção constante”.

Em Dracena, as ações acontecerão no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 9h às 15h.

DOENÇA – O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais perigoso deles é o melanoma – por apresentar alto índice de metástase e possibilidade de levar a morte. A radiação ultravioleta, além de favorecer o envelhecimento precoce da pele, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer, que ocorre principalmente pela falta de cuidados de fotoproteção.

Sobre a SBD-RESP A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica.

Fundada em 1970, a SBD-RESP congrega atualmente mais de 2.000 associados. A entidade organiza uma série de eventos durante todo o ano, como os Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), as Jornadas, a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, realizada no final de cada ano), e cursos sobre essa especialidade voltados exclusivamente para jornalistas.

Além dos eventos regionais, a SBD-RESP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.