O Programa Aqui Tem Farmácia Popular do Ministério da Saúde passou a oferecer alguns medicamentos contra a hipertensão e diabetes gratuitamente desde segunda-feira (14). A nova medida do Governo Federal tem causado um movimento maior nas drogarias por parte dos consumidores que buscam remédios e informações.

O farmacêutico e proprietário da MultiDrogas Drogazé, Danilo do Val Lapenta observa que muitas pessoas têm ido ao local para adquirir medicamentos da lista e principalmente sanar dúvidas. “Nossa orientação é que elas saibam quais os medicamentos que a farmácia está disponibilizando dentro do programa e que, na medida do possível solicitem aos médicos que as receitas sejam feitas pelo princípio ativo”, diz.

Os princípios ativos e as concentrações indicadas para a hipertensão são captropil 25mg; maleato de enalapril 10 mg; cloridrato de propranolol 40 mg; atenolol 25 mg; hidroclorotiazida 25 mg e losartana potássica 50 mg e os princípios ativos e as concentrações indicadas para diabetes são glibenclamida 5mg; cloridrato de metformina 500 mg; cloridrato de metformina 850 mg e insulina Humana NPH 100UI/m.

Depois de percorrer várias farmácias pela cidade, a moradora do bairro Emílio Zanatta, Maria Valdelusi Cordeiro Lopes encontrou os medicamentos gratuitos para controlar a hipertensão do marido, Orlando Lopes Sobrinho, que sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral há três meses.

De um receituário com sete medicamentos, três foram adquiridos a partir do programa Farmácia Popular. “Estávamos gastando mais de R$ 200 por mês com medicação, esse programa vai nos ajudar”, conta.

No caso de Maria e em outros em que o comprador não for o paciente é necessário levar um documento oficial com foto (RG ou CNH) do representante, o CPF e documento com foto do paciente, uma procuração simples e a receita médica. Quando o comprador for o próprio paciente é necessário apresentar o receituário médico (nome, CRM, assinatura e endereço do médico, data da consulta, nome do paciente), documento com foto e CPF também do paciente.

A reportagem entrou em contato com a Associação dos Proprietários de Farmácia de Dracena, que não soube informar quantas farmácias na cidade estão cadastradas no Programa Aqui Tem Farmácia Popular. Em levantamento feito por telefone, encontramos seis drogarias cadastradas, sendo Benefarma; São Carlos, MultiDrogas Drogazé; Rodrifarma; Cruz Vermelha e Alquimista.

O programa também oferece remédios subsidiados para doenças como asma, rinite, osteoporose, glaucoma e Mal de Parkinson, porém apenas os medicamentos indicados pelo Governo Federal para hipertensão e diabetes têm distribuição gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde a oferta desses medicamentos foi possível graças a um acordo negociado entre o Governo e o setor farmacêutico.