Em razão da aproximação das festividades carnavalescas, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio do Programa DST/Aids, inicia na próxima semana a campanha de carnaval que consiste em orientar os foliões sobre a importância de se prevenir contra a Aids e contra as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) em lugares movimentados da cidade, bem como orientá-los sobre a importância de fazerem exames de testagem sorológica para HIV, hepatites B e C e sífilis rotineiramente.

A expectativa da pasta, segundo o psicólogo do programa, Sidnei Guelfi, é distribuir neste carnaval pelo menos 20 mil preservativos masculinos em locais que terão bailes, brincadeiras e gritos de carnaval. Segundo ele, a ronda noturna nestes locais, programada inicialmente para hoje à noite (25/02), foi confirmada para ter início somente na próxima sexta-feira (04/03). “Consultamos as agendas de clubes e boates da cidade e percebemos que os eventos de carnaval mesmo só começam na próxima semana. Por isso, as rondas noturnas começam nesse dia e seguem até a terça-feira de Carnaval, 8 de março”, adianta.

Para a partir de segunda-feira (28), explica ele, o programa pretende começar a estimular o aumento na distribuição de preservativos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “A intenção é distribuir 20 mil preservativos em bares, clubes e outros locais que terão carnaval. Se esse trabalho superar nossas expectativas, temos quantidade de insumo suficiente para atender a demanda”, diz, se referindo ao estoque de aproximadamente 100 mil preservativos. Sobre a ronda noturna que será feita por técnicos do programa, ele frisa suas finalidades. “Nossa intenção não é meramente distribuir os preservativos, mas principalmente incentivar as pessoas a fazerem as testagens que são muito importantes no trabalho de prevenção” confirma.

Além dos bares e clubes, nos dias 5 e 7 de março, a campanha será realizada nos bailes de carnaval promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Centro de Eventos do IBC, a partir das 19h30. Já nos dias 6 e 8 de março, a equipe estará nos desfiles de rua, que será na avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, às 20h. O psicólogo conta porque nesta época do ano o trabalho é intensificado no período noturno.

“Muitas pessoas aproveitam a folia e exageram no uso de drogas lícitas e ilícitas. Por causa desses consumos em excesso acabam perdendo a noção do que é certo e errado e deixando de lado a prevenção. Diferentemente de quando estão em seu juízo perfeito, agem inconscientemente. É aí que mora o perigo. Por isso essa nossa preocupação de levar a orientação e distribuir os preservativos dentro dos pontos onde ocorrem às festas”, termina.

Serviço – O Programa DST/Aids funciona no Centro de Saúde I (Palácio da Saúde), localizado na esquina das avenidas Brasil e Washington Luiz, nº 122. Para os interessados em fazer exames de testagem sorológica para HIV, hepatites B e C e sífilis, podem procurar o local de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h (manhã) e das 13h às 15h (tarde), e de sexta-feira, das 8h às 11h. O telefone para mais informações é (18) 3226-3400.