Devido ao aumento de casos de conjuntivite com surto em algumas unidades da região, a Vigilância Epidemiológica de Dracena está repassando informações da Secretaria de Estado da Saúde para orientar a população.

Na cidade, os casos começaram a aumentar no último mês, sendo registrados cerca de 20 atendimentos em média, por dia, no Pronto Atendimento Municipal (PAM), segundo informou a secretária de Saúde, Milena Carolina Bocchi de Castro.

Ela reforça que intensificar a higiene pessoal é a maneira mais recomendada para evitar a conjuntivite, inflamação que causa dor nos olhos e inchaço nas pálpebras. A doença é caracterizada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o “branco do olho”.

A secretária disse que as causas são variadas, mas, no calor, os tipos mais comuns são provocados por vírus e bactérias. Por isso, especialistas recomendam, além do cuidado com a limpeza, que locais com aglomeração de pessoas sejam evitados.

Os sintomas demoram de duas a quatro semanas para passar. Quem contrai conjuntivite precisa ser isolado para não contaminar colegas da escola ou do trabalho.

CUIDADOS – Evitar coçar os olhos, frequentar piscinas públicas e praias, dividir lençóis, travesseiros e toalhas, óculos ou lentes de contato. Lavar, com água e sabão, as mãos e rosto com frequência.

Não abraçar ou beijar pessoas com sintomas de conjuntivite. Não compartilhar a maquiagem, especialmente o lápis de olho. Evitar ambientes fechados, quentes e úmidos, onde o vírus é facilmente transmitido.

Evitar a automedicação. Colírios com cortisona agravam o quadro. A higiene pessoal pode ser feita só com água e sabão ou com álcool em gel. Em caso de dúvidas procurar o serviço de saúde.