A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, orienta a população que redobre os cuidados com a dengue devido às chuvas registradas nos últimos dias. Qualquer recipiente que possa se tornar um potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti deve ser eliminado.
Embora os números da doença no município nos dois primeiros meses deste ano sejam 99% menores do que o mesmo período do ano passado – são 71 casos de dengue contra 8.640 em 2010 – os cuidados devem ser intensificados, segundo o Departamento de Vigilância Ambiental.
A soma dos fatores – chuva e calor – propicia a proliferação do mosquito. Com essas condições, da larva ao mosquito são apenas cinco dias, por isso a necessidade que o morador avalie diariamente sua residência. Segundo estudo da Secretaria de Estado da Saúde, 80% dos criadouros do Aedes estão no interior dos imóveis.
Entre as dicas à população estão a limpeza diária da área externa das casas, atenção redobrada aos pratos de vasos de plantas, que devem ser eliminados. Pneus devem ser mantidos em área coberta e as calhas limpas, principalmente porque devido à chuva e vento, elas podem acumular folhas e água, se transformando em um criadouro.
Boxes de banheiro também devem ser limpos diariamente, se possível, com água sanitária. Ralos e vasos sanitários em áreas não utilizadas devem ser vedados com plástico e fita adesiva. Bebedouros de animais também devem ser limpos com freqüência, pois também podem ser tornar criadouros.
Geladeiras novas com degelo automático, por exemplo, acumulam água em um coletor externo. Tal recipiente deve ser monitorado semanalmente.