A Secretaria da Saúde de Dracena inicia amanhã (25), a campanha de vacinação contra gripe. Neste ano, além dos idosos com 60 anos ou mais, também devem tomar a vacina as gestantes e crianças a partir de 6 meses e menores de dois anos. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Além de imunizar contra a gripe comum, as doses da vacina também protegerão a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual.

A campanha vai até o dia 13 de maio, quando a população poderá se vacinar no Centro de Saúde Takashi Enokibara das 8 às 17h e Posto Albert Sabin (São Manoel) das 8 às 16h.

No dia 30 de abril, haverá vacinação em vários postos: das 8 às 17h no Centro de Saúde e postos do São Manoel, Jardim Brasilândia e Santa Clara, além do Supermercado Troyano São Francisco; das 8 às 8h30 na igreja do bairro Iandara; das 8 às 12h na Praça Arthur Pagnozzi; das 9 às 11h no distrito de Jamaica; das 13h30 às 15h30 no distrito de Jaciporã; das 13h30 às 16h30 no Caps.

Na região de Presidente Prudente, a meta é vacinar 111,3 mil (80%) da população nos grupos previstos na campanha.