A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (13), no estado de São Paulo. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que as gestantes têm a menor adesão entre os três grupos principais incluídos na campanha de vacinação contra a gripe deste ano. Menos de 30% das grávidas haviam sido imunizadas até a última quinta-feira.

Em Dracena, a imunização acontece no Centro de Saúde ‘Dr. Takashi Enokibara’ das 8h às 17h e no Posto Albert Sabin (São Manoel) das 8 às 16h.

A Secretaria pretende imunizar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha, entre crianças de 6 a 23 meses de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A vacinação também vale para profissionais da saúde e indígenas.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009.

“É importante que também as gestantes compareçam aos postos de saúde. A vacina da gripe não tem nenhuma contraindicação para mulheres grávidas. Pelo contrário.

Lembramos que, durante a pandemia de gripe A H1N1 houve um índice preocupante de mortes entre as gestantes, e por isso elas foram incluídas no grupo prioritário da vacinação”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.