Certamente, estamos cansados de ouvir conselhos sobre as melhores maneiras de perder peso, sobre a alimentação adequada para manter o peso ideal ao seu tipo físico, sobre dietas que eliminam as toxinas, sobre cosméticos milagrosos contra celulite e estrias e até sobre remédios que prometem redução de gorduras e assim por diante. Este é o tema de uma infinidade de programas na televisão e outro tanto de revistas.
Vivemos num tempo em que padrões de beleza pré-estabelecidos viraram os sonhos de consumo de mulheres e homens. Todos querem estar dentro do “padrão” da moda, senão aquele modelito que tanto sucesso faz nas passarelas, não cabe, não fica bem para aquelas e aqueles que têm alguns quilinhos a mais, do que foi dito por alguém que era o ideal.
As pessoas que vivem da mídia, ou seja, modelos, apresentadores, atores e todos que estão de alguma maneira expostos à opinião e visão públicas sofrem com isso. Eles têm que estar “no padrão”, caso contrário devem escolher outra profissão.
E os outros “pobres mortais”, que não têm uma rotina tão exposta assim também não escapam disso e é aí que começam as loucuras, a adesão a dietas milagrosas e assim alimentam-se inadequadamente, colocando a saúde em risco, com isso a beleza também, né! Quem não é saudável também não pode ter uma pele lisinha e cabelos brilhantes.
Quer ter um corpo adequado ao seu tipo físico, não tem outro remédio senão fechar a boca, comer menos, ser menos gulosa, dar adeus àquela mania de beliscar coisas fora de hora e movimentar-se. “Caminhar é preciso”, este é o lema.
O sedentarismo é um grande inimigo da beleza do corpo e a caminhada é o primeiro passo para mudar isso.
É bom praticar exercícios sob a orientação de um profissional no assunto, as boas academias oferecem isto, além de ambiente propício a fazer amizades e encontrar gente legal.
Os exercícios tradicionais da academia são os aeróbicos e musculação, os quais fortalecem a musculatura que sustentam o corpo, além de queimar calorias.
O bom é mesclar os exercícios, por isso é que é tão importante a orientação do personal trainer.
E falando em academia, um dos queridinhos da atualidade é o Pilates, um condicionamento físico muito interessante baseado no método criado por Joseph Pilates que morreu em 1967.
Os exercícios dos Pilates são praticados em aparelhos com elásticos e barras, e ainda com bolas de tamanhos variados; a aula de Pilates é muito agradável, e as manobras são muito fáceis e prazerosas. É uma técnica muito utilizada, pois ela engloba todas as necessidades para um corpo saudável, proporcionando resultados rápidos.
O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças, gestantes e idosos, em grupo ou individualmente, de acordo com a necessidade de cada um.
Além disso, as aulas proporcionam muitos benefícios como o aumento da resistência física e mental; proporciona alongamento e maior controle corporal, além da correção postural; aumenta a flexibilidade e a força muscular; alivia as tensões, o estresse e as dores crônicas; melhora a coordenação motora; promove maior mobilidade das articulações; estimula e sistema circulatório e a oxigenação do sangue; facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas; aumenta a concentração; trabalha a respiração e promove, ainda, o relaxamento.
Geralmente cada aula dura cerca de uma hora e o número de aulas por semana vai depender do tempo que cada um dispõe e das necessidades ou objetivos de cada um.
Os resultados são incríveis e ajudam na melhora da autoestima; corrigindo a postura, automaticamente muda o silhueta, o praticante tem a sensação de que está mais magro e isto fará um bem enorme.
A beleza de ser mesmo um modo de vida pelo qual podemos optar. Explicando melhor, depende de cada um individualmente a escolha do que vai comer, se vai optar por salada, arroz, feijão e uma carne, ou vai encher-se com frituras, comida industrializada e doces. Se vai passar as horas de folga em frente à televisão, ou do computador, comendo guloseimas e bebendo refrigerantes, ou se vai aproveitar para caminhar ou ir à academia livrar a mente e o corpo das toxinas. É uma questão de escolha; quem se sente bonito, fatalmente vai sentir mais feliz também. Pense nisso.