O índice de umidade relativa do ar em Dracena ontem (19) à tarde foi de 17%. Ao longo do dia, a umidade tem variado, pela manhã chega a 50 a 60%, vai caindo e volta a subir, à noite fica entre 40 a 50%. Até o início do mês, a umidade do ar estava alta. As informações são do professor Paulo Figueiredo, responsável pela Estação Climatológica da Unesp Campus Experimental de Dracena.

A incidência de chuvas tem influência direta na umidade relativa do ar. Até ontem, a Estação da Unesp registrava 14,5 milímetros no mês de agosto. Paulo considerou que o volume parece pequeno, mas comparado ao mesmo período no ano passado, quando não houve ocorrência de chuva, é muita coisa. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. 

De acordo com a consulta feita ontem, no site Climatempo, a previsão para hoje (20), era de chuva e a mínima seria de 15ºC e a máxima de 28ºC.

CUIDADOS – Nesse período, a recomendação dos especialistas é manter-se bem hidratado, lavar as mucosas com soro fisiológico, usar vaporizador nos ambientes fechados ou deixar recipientes com água no quarto, durante a noite.