O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão municipal ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente concluiu nesta segunda-feira (19) o censo de animais em Prudente e nos distritos.

Conforme o médico veterinário e diretor do CCZ, Célio Nereu Soares, a contagem totaliza 52.180 animais. Deste total de mais de 50 mil animais – 46.082 são cães e 6.098 gatos. Segundo ele, a quantidade é proporcional ao número de habitantes sendo detectada a média de um animal para cada quatro moradores.

Com a conclusão da primeira etapa, o diretor do CCZ adianta que a equipe deve realizar no início do próximo ano o processo de chipagem dos animais. De acordo com médico veterinário, além da contagem do número de cães e gatos do município e distritos o censo também realizou o cadastro completo dos animais. No registro aparecem dados como a raça do animal, características, dados do proprietário, dentre outras informações que serão utilizadas para o processo de chipagem. Com base nestes dados as equipes devem concluir a digitalização do material. O processo já tem mais de 15 cadastros digitalizados. Em seguida, os dados serão utilizados na implantação do processo de chipagem dos animais, já que através do código fornecido pelo chip o cadastro poderá ser acessado na rede informatizada.